quarta-feira, 16 de março de 2016

Terapia Visual Comportamental – Habilidades e Sintomas














Terapia Visual Comportamental – Habilidades e Sintomas
O conceito de terapia visual que utilizamos dentro da optometria comportamental é muito mais amplo do que se pode imaginar como “fisioterapia ocular” ou “exercícios para os olhos”.
Em função dos resultados obtidos no exame optométrico, de percepção, processamento da informação visual e das necessidades escolares, acadêmicas, laborais ou ócio do paciente o optometrista comportamental prepara um programa personalizado de exercícios orientados a desenvolver e potenciar ao máximo as habilidades visuais e a integração dessas habilidades com o resto dos sentidos: audição, equilíbrio, ritmo, etc. Com a aplicação desse programa conseguimos mudar a maneira de utilizar o sistema visual e como consequência melhoramos o rendimento escolar, laboral ou esportivo e ainda reduzimos ou eliminamos os sintomas que apresentava inicialmente o paciente. Ou seja, criamos novos esquemas cerebrais, criamos uma nova maneira de ver.
Ao finalizar o programa, através da repetição de exercícios específicos, conseguiremos automatizar e integrar essas mudanças que formarão parte do paciente sem que ele tenha que fazer nada para mantê-las e sem medo de que os problemas voltem a aparecer.
Vejamos as principais habilidades visuais que podemos melhorar com a terapia visual comportamental:
Acomodação
A acomodação é a capacidade do olho para poder enfocar (ver nítido) à distância que olhamos. Num sistema visual eficaz deve existir uma boa:
  • Flexibilidade de acomodação: para fazer mudanças de enfoque de perto - longe e longe – perto de uma maneira rápida e eficaz.
  • Amplitude acomodativa: para poder manter a acomodação durante um período prolongado de trabalho de perto sem cansar-nos.

Quando nosso cérebro não envia a ordem adequada, a musculatura encarregada dessa função não se contrai ou relaxa o suficiente e podem aparecer os seguintes sintomas:
  • Visão embaçada
  • Fadiga visual ou dores de cabeça durante ou depois à leitura
  • Aumento do tempo necessário para copiar do quadro-negro
  • Rejeição aos trabalhos de perto
  • Compreensão da leitura reduzida

Movimentos oculares
A oculomotricidade é a capacidade de mover os olhos de uma maneira suave e precisa para seguir um objeto em movimento, ler um texto ou mudar o olhar entre um objeto e outro. Existem dois tipos de movimentos:
  • Seguimentos: para seguir um objeto em movimento
  • Sacádicos: para saltar, de uma maneira precisa, o olhar de um objeto a outro
Movimentos oculares bem integrados permitem rapidez e precisão para mudar de linha na leitura, para mudar o olhar do quadro-negro para o caderno e são fundamentais na pratica de esportes que se necessite esse tipo de habilidade.
O controle oculomotor está totalmente relacionado com a conservação da atenção, atenção dividida (capacidade de realizar várias atividades simultaneamente) e com a habilidade de filtrar a atenção adequada.
Os problemas de oculomotricidade são muito frequentes principalmente em crianças com problemas de aprendizagem e déficit de atenção. Os sintomas associados são:
·         Usar o dedo como marcador
·         Perder-se ao ler
·         Omitir palavras ao ler
·         Leitura lenta
·         Baixa compreensão da leitura
·         Dificuldade para pegar, rebater ou chutar uma bola

 Binocularidade
A Binocularidade é a capacidade visual para que os olhos trabalhem simultaneamente de uma maneira precisa e coordenada, proporcionando uma visão confortável. Para conseguir isso, os olhos devem ter habilidades similares para poder trabalhar como se fossem um só. Um controle inadequado da binocularidade pode produzir os seguintes sintomas:
·         Desvio de um ou ambos os olhos (estrabismo)
·         Visão dupla
·         Visão em 3D (estereopsia) reduzida
·         Supressão da visão de um olho
·         Cansaço visual ou dores de cabeça
·         Evitar trabalhos de perto
·         Compreensão de leitura reduzida
                                                                              
Cognição
A cognição é a capacidade de processar a informação a partir da percepção e do conhecimento adquirido. Isso permite interpretar, processar e formar modelos que representam nossa realidade. Diante de uma cognição deficiente podemos encontrar os seguintes sintomas
·           Problemas para dar ou receber ordens
·           Dificuldades com a leitura e matemáticas
·           Dificuldades com a relação espaço-tempo
·           Déficit na lógica e solução de problemas
·           Comportamento imaturo
·           Falta de confiança
·           Estratégias compensatórias diante de um conceito

Pensamento Visual
O pensamento visual é a relação entre o movimento e a visão. Existem três eixos sobre o qual se baseia qualquer movimento: horizontal, vertical e transversal. O entendimento desses 3 eixos definirá o conhecimento do espaço interno do paciente e isso lhe permitirá um melhor conhecimento do espaço externo e sua relação com ele. Um pensamento visual mal estruturado pode provocar:
  • Problemas para copiar
  • Problemas para girar
  • Problemas com inversões

Integração visual-motora
A integração visual-motora é a sincronização dos olhos com o resto do corpo. Quer dizer, nossa visão trabalha como guia oferecendo uma informação para o resto do corpo para que os movimentos sejam exatos e precisos. Está bastante relacionado com a binocularidade e á fundamental em habilidades escolares como a leitura, recortar, pintar, copiar. Também muito importante em habilidades esportivas como: chutar, rebater, arremessar, mirar.
Uma integração visual-motora deficiente pode provocar:
  • Caligrafia de má qualidade
  • Psicomotricidade fina deficiente
  • Baixo rendimento esportivo

A terapia visual comportamental trabalha com exercícios para que o paciente possa:
·         Igualar a capacidade de enfoque de cada olho e conseguir um enfoque contínuo binocular a qualquer distância
·         Mover seus olhos de maneira suave e precisa sem esforço
·         Potencializar ao máximo o trabalho coordenado dos olhos e a tridimensionalidade
·          Formar novos esquemas que permitam ter um maior desenvolvimento em todos os níveis de processamento cognitivo
·         Entender em seu próprio corpo os giros sobre os três eixos, a projeção no espaço de giros sobre esses eixos e por ultimo a combinação entre eles
·         Ter uma idéia clara do que é número, fração, divisão, multiplicação para que as matemáticas não sejam memorizadas, e sim entendias como conceito e seja capaz de visualizá-la

A terapia visual comportamental é uma forma de tratamento neurofisiológico para desordens ou disfunções, não para patologias, cujo propósito é desenvolver, melhorar e intensificar as capacidades visuais das pessoas. São tratamentos personalizados segundo o problema e/ou demanda do paciente.

Enro Gustavo Venturella
Diretor Geral do Instituto Thea
Especialista em Optometria Comportamental e Terapia Visual

Pós-graduado em Desenvolvimento Infantil

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